top of page
  • Foto do escritorkithi

BARRACAS HISTÓRICAS DA FESTA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA NA ESCOLA DE BELAS ARTES

Atualizado: 15 de jun. de 2021

A exposição “Prototipação digital das barracas históricas da festa da conceição da praia uma remontagem histórica” une a difusão do conhecimento a cerca da prototipagem digital (PD) junto com a documentação histórica de um dos mais tradicionais produtos culturais de Salvador: as barracas das festas de largo.


A proposta central do evento é a Prototipagem Digital como resgate histórico, criando um espaço de interação, além de tornar público e consolidar as ações de extensão com foco na educação patrimonial e na fabricação digital dentro da Escola de Belas Artes (EBA) e na comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ampliando a importância da universidade como mediadora da produção tecnológica, cultural e patrimonial.


"A proposição da modelagem e sistematização das tradicionais barracas da Festa da Conceição da praia surge pela identificação do desaparecimento do antigo modelo. Resgatar esses objetos e remontá-los por meio da PD é uma aproximação à recuperação dessa produção, representativa desse coletivo e desta sociedade" diz Maria Emília Rodrigues Regina, coordenadora do projeto.


O evento pretende expor, difundir e divulgar os dados trabalhados e processados no Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEXT 2018/2019, iniciado 2018, tendo como desenvolvedoras as alunas Janari de Sousa e Lívia Domingues.


O período expositivo será de 08 a 15 de agosto de 2019, no FAB LAB da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.


No dia 09 de agosto será realizada a ação interativa imersiva e participativa de 8h totais, divida em dois módulos: 1) criação e modelagem, 4h pela manhã 2) tratamento e preparação para os cortes, execução dos cortes pela máquina a laser e montagem das peças produzidas para gerar a(s) solução (ões) proposta (s), 4h pela tarde. . Inscrição gratuita realizadas na hora, por ordem de chegada


Será emitido certificado da ação imersiva.


Escola de Belas Artes da UFBA Rua Araújo Pinho, nº. 212 Canela, cep: 40110-150, Salvador-Bahia informações pelo e-mail prototipodigitalconceicao@gmail.com



132 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page