Veja a programação cuidadosamente elaborada do Cultura e Negritude, Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O Programa tem por objetivos: integrar pesquisadores/as, agentes culturais, comunidades Indentitárias (negras, quilombolas, ribeirinhas) em torno de ações de fomento e promoção da equidade racial pela via da educação.
Todos os anos o Cultura e Negritude acontece no mesmo período do Bembé do Mercado. Data marcada em que a universidade vai para o mercado, para a praia, para as comunidades... dialogar e fortalecer a luta travada para afirmar o direito a liberdade do povo negro, que envolve inúmeras demandas, inclusive educação de qualidade para todos.
Em 13 de maio de 1888 o Brasil celebra a abolição da escravidão fervorosamente, porém os quase quatro séculos de cativeiro continuam impactando a sociedade contemporânea e a luta pela "liberdade" é contínua.
A alforria concedida aos negros incomodava os senhores de engenho do Recôncavo. Eles pressionavam pela manutenção da escravidão e lutavam pelo direito a indenização por danos provocados pela Lei Áurea.
Para afirmar o direito a liberdade, desde 1889, um ano após a abolição da escravidão, que o povo de santo do Recôncavo Baiano bate os atabaques na rua para reverenciar, celebrar e agradecer aos Orixás.
O Bembé do Mercado, candomblé de rua iniciado por João de Obá, é uma tradição de resistência, de afirmação e de tomada de consciência do processo de libertação do sistema escravocrata do Brasil.
O movimento acontece anualmente no mês de maio na cidade de Santo Amaro e tem como força impulsionadora e realizadora os terreiros de Candomblé.
O que? Cultura e Negritude
Onde? Santo Amaro - Bahia
Data? De 11 a 17 de maio
Comments